Esporte olímpico desde 1988, o tênis de mesa é uma modalidade esportiva que vem crescendo a cada dia e ganhando adeptos em todo o mundo. Na Asbemge, não poderia ser diferente!

No dia 25 de junho, foi realizado o 1º Aberto de Tênis de Mesa Asbemge, disputado em três categorias: Adulto A, Adulto B e Feminino, em fase de grupos (02 de cada grupo passaram para a próxima fase) e depois eliminatórias (fase de chaves para definir os vencedores).

O 1° torneio aberto superou as expectativas, tendo 27 inscritos”, comentou a organizadora Ana Carolina Gomes Braga, que há três anos dá aulas na Asbemge. “Eu dou aula para as crianças e o Vitor dá aula para os adultos As aulas são às segundas e quartas-feiras. São duas turmas: uma às 18h30 e outra às 20h. A partir de 6 anos, qualquer um pode participar. O valor para sócio é mais barato (R$ 60,00)”, explicou.

Para Ana, o apoio da Asbemge ao esporte e às ideias dos professores é de extrema importância. “O Clube mostrou disponibilidade em ajudar até com itens adicionais para o torneio, como a mesa de frutas e sucos, que fizeram total diferença”, disse.

Professora Ana entregando o prêmio para a campeã da categoria Feminino, Isabela Pitanga

A professora também ressaltou a importância de se ter um diretor para cada modalidade esportiva na Asbemge, o que agiliza a comunicação entre professores e diretoria.

Maurício Silva é o diretor de tênis de mesa, beach tennis e tênis de quadra na Asbemge. “Foi minha experiência com evento como diretor. Fiz um trabalho de retaguarda, mas toda organização foi feita pelos professores. Contamos também com a grata participação da Luiane na gerência, contribuindo para que tudo corresse bem. Procurei estar presente em toda competição e na premiação”, contou.

Segundo Maurício, o torneio foi um sucesso: “Fomos elogiados pela pontualidade, categorias e premiação. Tudo transcorreu como planejado, sem nenhum imprevistos. Fiquei muito satisfeito com o resultado. O esporte está crescendo dentro do clube, é um esporte mundialmente conhecido e já se faz presente nas olimpíadas. Esperamos melhorar cada vez mais e temos a proposta de montar uma equipe de competição da Asbemge para disputar e até o fim deste ano fazer um torneio interclubes. Estamos trabalhando agora para realizar, em agosto, o torneio de beach tennis. Queremos que seja tão bom quanto ou melhor”.

Diretor Maurício premiando Gerdien, vice-campeã da categoria Feminino

Rick Winkler, aluno de tênis de mesa da Asbemge, disputou o torneio e conquistou o troféu de vice-campeão da categoria Absoluto. “Tive oportunidade de disputar com o primeiro colocado, um atleta da federação”, disse.

Para ele, o torneio muito bem organizado e estruturado. “Fiquei muito satisfeito! Acredito que é um esporte que está cada vez mais crescendo e o Clube deve sempre investir para gente praticar. Aproveito pra divulgar as aulas de segunda e quarta, das quais eu faço parte”, finalizou.

Rick Wingler recebendo a premiação do diretor Ramon

Tênis de mesa ou ping pong?

Qual a diferença? A professora Ana nos passou uma explicação: “Embora pareçam a mesma coisa, existe diferença entre os dois: ping-pong é aquele jogo divertido, em que os jogadores decidem as próprias regras, usam qualquer tipo de material e é jogado em hotéis, clubes e intervalos de escolas. O tênis de mesa é um esporte olímpico, com federações e jogadores profissionais, material adequado e regras pré-estabelecidas. Ambos fazem muito bem à saúde. É um esporte muito legal porque pode ser jogado por crianças contra adultos, homens contra mulheres; não tem porte físico adequado ou ideal, todos podem jogar. Fazendo disso um esporte com bastante diversidade”.

A modalidade Tênis de Mesa teve seu início na Inglaterra (Século XIX). O primeiro Mundial foi em 1927, na cidade de Londres e o esporte se tornou uma modalidade olímpica em 1988.

As regras do esporte são específicas e atualmente a China é o país que lidera o ranking em popularidade do esporte, com mais de 10 milhões de adeptos registrados.

Curiosidades:

  • A marca pingue-pongue foi registrada por Parker Brothers, que exigiu uma soma enorme de dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos – USATT, para os direitos daquela marca. Em resposta a comunidade deu para o esporte seu próprio nome: tênis de mesa.
  • Jogadores de alto nível podem fazer jogadas com giros de até 9000 rotações por minuto.
  • A velocidade alcançada após uma cortada de um atleta adulto no Tênis de Mesa geralmente supera a velocidade de 200km por hora. Tal situação ainda é mais complicada para quem tem que defender o golpe, pois o tempo de reação (milésimos de segundo) e a distância percorrida pela bola (inferior a 3 metros, na maioria das vezes) são muito curtos.

Fonte: https://www.cob.org.br/

1º Aberto de Tênis de Mesa Asbemge

Confira os vencedores:

Absoluto A

1° lugar: João Possas

2° lugar: Rick Winkler (Asbemge)

Absoluto B:

1° Lugar: Pablo Souza

2° lugar: José Edson

Feminino:

1° lugar: Isabela Pitanga

2° Lugar: Gerdien

Confira mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/amH6seTnpqks3LgP6

 

X