2º Torneio de Poker da Asbemge

Data: 10 de novembro de 2018

Valor das inscrições (Buy-in): R$ 100,00

Prazo: até o dia 06 de novembro

Local: Salão Social do Clube Asbemge – Rua Flor de Tipuana, 88, bairro Ouro Preto, Belo Horizonte/MG

Inscrições: com Leonardo Capucci – 31-99303-6069, diretamente no Clube – 3498-2329 ou 2212, ou pelo e-mail contato@asbemge.com.br. Nesse caso, deverão ser informados os seguintes dados: nome, RG, telefone e e-mail.

REGRAS

(Embasadas no BSOP – Brazilian Series of Poker)

INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO ÚNICA E IDENTIFICAÇÃO: Apenas uma inscrição será permitida por participante em cada torneio. Somente pessoas com mais de 18 anos de idade completos na data da inscrição, comprovado por documento de identidade válido com foto poderão se inscrever no torneio.

  1. É obrigatória a apresentação de documento de identidade válido com foto no início do torneio. Uma prova de identidade poderá ser solicitada por membros da organização a qualquer momento durante o torneio.
  2. A falta de documento de identificação ou fraudes de identidade poderão levar à imediata desqualificação do competidor e sua inelegibilidade para participar de torneios futuros do Asbemge.

PREMIAÇÕES

ESTRUTURA DE PREMIAÇÃO E DESTINAÇÃO DA INSCRIÇÃO: Serão premiados aproximadamente os 15% (quinze por cento) melhores classificados no torneio, seguindo a tabela de proporções disponível abaixo.

  1. O montante relativo a 10% (dez por cento) da premiação total de cada torneio do Asbemge será retido para ser distribuído, na sua totalidade, ao staff do torneio.
  2. Alguns torneios poderão dispor de estrutura de distribuição de premiação distinta, adequando-se às modalidades específicas. Nestes casos, a informação específica constará na Folha de Estrutura do torneio.

REALIZAÇÃO DE ACORDOS: É permitida a realização de acordos sobre a premiação. Os acordos devem ser unânimes entre os participantes que estiverem ativos na mesa final. A organização poderá vetar um acordo se julgar que houve constrangimento a um ou mais competidores. Em mesas finais, independente do que for acordado, pelo menos 10% (dez por cento) da premiação total restante no momento do acordo, deverá ser reservado ao campeão, definido na mão final.

PREMIAÇÕES GARANTIDAS: Nos torneios do Asbemge que forem divulgados como tendo uma “premiação garantida”, caso o número de inscritos neste torneio não seja suficiente para atingir esta premiação garantida, o valor total de premiação a ser distribuída entre os participantes premiados, será a anteriormente divulgada pela organização do torneio. Sobre o valor total da premiação garantida serão aplicadas as deduções previstas neste Regulamento, tal como, mas não se limitando, à premiação do ranking e aos 10% (dez por cento) destinados ao staff.

REGULAMENTO DO TORNEIO

REGRAS E CONCEITOS GERAIS

1- DIRETOR DO TORNEIO E EQUIPE DE SUPERVISÃO: A Direção do Torneio sempre deverá considerar o melhor interesse em um bom andamento do torneio, com justiça e bom senso como maiores prioridades em seu processo de tomada de decisão. A decisão da Direção do Torneio será sempre final.

2- RESPONSABILIDADE DO COMPETIDOR: É responsabilidade dos competidores: conferir os dados de sua inscrição e designação de assentos; proteger as suas cartas; tornar as suas intenções claras; acompanhar a ação da mesa; agir na sua vez; defender o seu direito de agir; manter suas cartas visíveis; manter suas fichas empilhadas corretamente; permanecer à mesa quando com uma mão viva; fazer-se ouvir quando houver um erro acontecendo; mover-se para outra mesa rapidamente; respeitar à regra de “um competidor por mão”; conhecer e respeitar as regras gerais deste Regulamento e da Folha de Estrutura; seguir a etiqueta apropriada e, em geral, contribuir com a organização do torneio.

3- IDIOMA OFICIAL: Somente será permitida a utilização do português e do inglês enquanto sentado à mesa.

4- TEMINOLOGIA OFICIAL: Termos oficiais são declarações simples, inconfundíveis, feitas em momento oportuno, como: bet (aposta), raise (aumento), call (pagamento), fold (desistir), check (mesa), all-in (todas as fichas), pot (apenas na modalidade pot-limit) e “completar”. Termos regionais podem atender este padrão. O uso de linguagem não-padrão ou gestos é de responsabilidade do competidor, pois pode resultar em uma decisão diferente do pretendido por ele. É responsabilidade do competidor tornar as suas intenções claras.

5- APARELHOS ELETRÔNICOS: Para evitar dúvidas, o termo “Aparelhos Eletrônicos” inclui, mas não se limita aos aparelhos listados abaixo, conhecidos ou não. Aparelhos Eletrônicos não podem ser colocados na superfície de jogo, o que inclui qualquer parte da mesa, a qualquer momento. É permitido apoiar itens na borda.

  1. Telefone – Competidores não podem falar ao telefone na mesa, participando ou não da mão. Eles devem se afastar da mesa para receber ou fazer a chamada.
  2. Telefones, tablets e notebooks – Jogadores poderão usar os dispositivos às mesas, contanto que não estejam envolvidos em uma mão. Os notebooks não poderão ser ligados a uma tomada externa enquanto for usado à mesa. c. Periscope, Twitch, etc. – O uso de aplicativos ou outra forma de transmissão para transmitir o torneio, enquanto jogando, não é permitido.
  3. Dispositivos de gravação portáteis – Esses dispositivos, ou o uso de dispositivos de gravação de qualquer tipo é proibido em todo o torneio.
  4. Não serão permitidos aparelhos eletrônicos em qualquer Mesa Televisionada ou Mesa Final de Eventos Principais.
  5. Distrações na Mesa – A Direção do Torneio se reserva o direito de pedir aos competidores para não utilizar todo e quaisquer Aparelhos Eletrônicos ou itens que a Equipe de Supervisão do Torneio determine que estejam diminuindo o ritmo de jogo, ou afetando os outros competidores na mesa. Competidores podem requisitar que o Dealer entre em contato com a Equipe de Supervisão do Torneio se eles acharem que um competidor está diminuindo o ritmo de jogo devido à influência externa incluindo, mas não limitado a, livros, revistas, Aparelhos Eletrônicos.

DISTRIBUIÇÃO DOS COMPETIDORES E REMANEJAMENTO

6- DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA E CORRETA: Assentos de torneios serão designados aleatoriamente e não são transferíveis. Acomodações para competidores com necessidades especiais serão feitas quando possível. Competidores são responsáveis por verificar seu recibo de registro para assegurar exatidão.

  1. Alternates, inscrições tardias e reentradas receberão um stack inicial completo. Estes jogadores serão sorteados aleatoriamente utilizando o mesmo processo e com a mesma oferta de assentos que um novo jogador e assumirão as obrigações de qualquer posição à mesa, exceto em um lugar vazio entre o SMALL BLIND e o botão. b. Um competidor que comece o torneio em um assento errado e com o montante correto de fichas será movido para o lugar correto e levará seu stack atual.

7- DESFAZENDO MESAS: Competidores que forem movidos de uma mesa que foi desfeita serão aleatoriamente direcionados para os assentos vazios em outras mesas, e assumem os direitos e responsabilidades das novas posições, podendo ser alocados no BIG BLIND, SMALL BLIND ou no botão. O único lugar que um competidor reposicionado não receberá uma mão será quando preencherem um lugar vazio entre o SMALL BLIND e o Button.

8- BALANCEAMENTO DE MESAS: O jogo será paralisado em mesas que estejam com três ou mais competidores a menos que a mesa com o maior número de competidores. Ao balancear as mesas em jogos de flop ou de modalidades mistas (mixed games), o competidor que será o próximo BIG BLIND será movido para a pior posição, incluindo sendo BIG BLIND sozinho se necessário, mesmo que isto signifique que o assento terá o BIG BLIND duas vezes. A pior posição nunca será o SMALL BLIND.

COMPORTAMENTO E PENALIDADES

1- NÃO DIVULGAÇÃO: Os competidores, estejam ou não na mão, em qualquer momento, estão proibidos de:

  1. Revelar o conteúdo de mãos, estejam elas vivas ou fora do jogo (folded).
  2. Sugerir, criticar ou comentar sobre uma jogada enquanto a ação não estiver completa.
  3. Ler (e falar) uma mão que ainda não foi mostrada.
  4. Discutir estratégia de jogo com espectadores da mesa.
  5. Pedir ou receber aconselhamento sobre a jogada de fonte externa.

2- EXPOSIÇÃO DE CARTAS: Um competidor que expuser suas cartas enquanto a ação na mão não estiver terminada poderá receber uma punição, mas não terá sua mão morta ou invalidada. A penalidade terá início ao final da mão.

CONDUTA ÉTICA

Poker é um jogo individual. Ações, declarações ou comportamento que comprometam o andamento justo da competição, sejam estes conscientes ou não, são considerados antiéticos e antidesportivos.

A Direção do Torneio irá priorizar a integridade competitiva do torneio e, para tanto, punirá quaisquer competidores que venham trapacear ou agir de maneira antiética ou ilegal. Trapaças são todas as atitudes que um indivíduo pode tomar que infrinjam as regras do torneio para obter vantagens na competição. Trapaças poderão incluir, porém não estão limitadas a, collusion (jogar em parceria ou time), roubo de fichas, transferência de fichas entre participantes, do mesmo torneio ou de eventos distintos, marcação de cartas, substituição de cartas ou a utilização de quaisquer outros métodos ou equipamentos não autorizados. Define-se collusion como o comum acordo entre dois ou mais competidores em compartilhar informações ou jogarem em conjunto para obter vantagem no torneio. Collusion inclui, mas não se limita a, chip dumping (passar fichas), soft play, compartilhar informações sobre suas cartas com outro competidor, enviar ou receber sinais de/para outro competidor, utilização de meios de comunicação ou a internet para troca de informações para facilitar o collusion. A Direção do Torneio poderá, a seu exclusivo critério, negar a inscrição ou a participação de competidor, com o objetivo de manter a ordem do torneio, a integridade física e moral dos demais competidores ou do staff da organizadora e/ou a integridade técnica do torneio.

PENALIDADES E DESQUALIFICAÇÃO

A seu critério único e exclusivo, a Diretoria do Torneio pode impor penalidades (listadas abaixo) que vão de alerta verbal até a desqualificação e exclusão do torneio.

  1. TIPOS DE PENALIDADES – Advertência verbal; penalidades de mãos única ou múltiplas; penalidades de órbitas únicas ou múltiplas (uma órbita consiste em uma mão remanescente para cada competidor nessa mesa de torneio – 6 competidores = 6 mãos perdidas); mão morta; eliminação do evento; desqualificação do evento (com prêmios confiscados); ser banido do evento; ser excluído de todos os eventos organizados pelo BSOP ou pelo patrocinador do torneio.
  2. INCREMENTOS DE INTENSIDADE – Penalidades podem não ser impostas em ordem sequencial de severidade. A Diretoria do Torneio pode, a seu exclusivo critério, desqualificar um competidor pela primeira ofensa, se as ações forem consideradas severas o suficiente. Os competidores devem saber que qualquer ação que possa ser penalizada pode resultar em uma variedade enorme de medidas disciplinares, mesmo em uma primeira ofensa.
  3. PENALIDADE DE MÃO / ÓRBITA PERDIDA – O competidor será instruído a perder uma ou mais mãos ou mais órbitas de mãos fora da mesa. A mão perdida do competidor é contada como parte da rodada onde a penalidade foi concedida. Competidores que receberem um mão/órbita perdida de qualquer duração devem permanecer fora da área designada de torneio durante toda a penalidade. O dealer deverá notificar a Equipe de Supervisão do Torneio quando um competidor penalizado retornar a seu assento.
  4. PENALIDADES SE MOVEM – Todas as penalidades acompanham o competidor. Se o competidor ‘A’ receber uma penalidade de duas órbitas (16 mãos) ao final da noite e somente cumprir 5 mãos de sua penalidade, isso será anotado e ele vai cumprir o resto das 11 mãos no dia seguinte. Isso serve também para mesas quebradas, mudanças de assento, etc.
  5. PENALIDADE DE ELIMINAÇÃO – Competidores eliminados do torneio vão receber uma colocação correspondente à sua eliminação. Exemplo: com 15 competidores restantes (100 lugares premiados), o competidor ‘A’ é impedido, por qualquer motivo externo, não relacionado ao torneio, de retornar à mesa (p.ex.: sua entrada não é permitida pelo hotel). Esse competidor terá suas fichas removidas da disputa e constará com a 15ª colocação do torneio.
  6. DESQUALIFICAÇÃO – Competidores que forem desqualificados de um evento devem ter suas fichas de torneio removidas da disputa, seus buy-ins permanecem como parte da premiação e eles estarão inelegíveis para qualquer prêmio. O competidor eliminado, desqualificado, banido ou excluído, conforme item ‘a’ acima, deve deixar a área de torneio imediatamente. g. Um jogador que esteja ausente da mesa cumprindo uma penalidade poderá ser eliminado se suas fichas acabarem em razão dos blinds e ante durante a penalidade.

ERROS DE CARTEADO, DEFEITOS E MISDEALS

MISDEAL – REINÍCIO DE UMA MÃO: Uma mão será reiniciada – baralho reembaralhado – quando:

  1. A exposição da primeira ou segunda carta da distribuição inicial já constitui um misdeal. Competidores podem ter duas cartas consecutivas dadas quando no botão.
  2. Duas ou mais cartas forem expostas durante a distribuição inicial.
  3. Duas ou mais cartas foram encontradas viradas para cima no meio do baralho (ver regra #50).
  4. O baralho está corrompido, isto é, possui uma ou mais cartas duplicadas ou possui os coringas.
  5. O botão estava no lugar incorreto no início da mão.
  6. Um competidor que deveria ter uma mão válida não recebeu cartas.
  7. Cartas foram distribuídas a uma posição que não deveria recebê-las.

Se um misdeal for declarado, a redistribuição deve ser uma exata cópia: o botão não se move, não haverá novos competidores na mão e os limites devem permanecer iguais. As cartas são distribuídas aos competidores em punição ou que não estavam em seus assentos para a mão original e as suas mãos são mortas após a distribuição. A distribuição original e a redistribuição contam como uma mão para um competidor cumprindo penalidade, não duas. Caso ação substancial já tenha ocorrido, um misdeal não pode ser declarado e a mão deve ser jogada até o final.

CARTA VIRADAS NO MEIO DO BARALHO: Caso uma carta seja descoberta no baralho, virada com a face para cima, quando deveria estar para baixo, esta será removida, exibida para os competidores e tratada como carta não existente.

FLOPS COM QUATRO CARTAS: Caso sejam viradas quatro cartas (ao invés de três) no flop, tenham estas sido expostas ou não, o dealer deverá misturá-las viradas para baixo (fechadas) na mesa. Um membro da direção deverá escolher aleatoriamente três das quatro cartas para serem o flop válido e selecionar a quarta carta que será a próxima “queima”

X