Sábado, 23/09, aconteceram as finais Copa do Mundo Sub-15 Asbemge, um campeonato com uma série de jogos de futebol voltados para crianças de até 15 anos. Os jogos e equipes foram divididos em três categorias: sub-9 (crianças com até 9 anos), sub-12 (até 12 anos) e sub-15 (até 15 anos). O evento também contou com uma confraternização pós-jogos com as famílias dos atletas mirins.

Uma torcida animada acompanhou os jogos pelo alambrado

Nós selecionamos seleções do mundo e fizemos uniformes alusivos a cada uma e aí virou essa festa que estamos vendo aqui”, explicou o diretor de Esportes da Asbemge, Rogério Cezário (Rogerinho), diante de uma animada torcida que acompanhava tudo pelo alambrado.

Diretor de Esportes da Asbemge, Rogério Cezário (Rogerinho)

O diretor também comentou sobre a importância de se ter eventos como esse: “O intuito da gente é fazer com que as crianças interajam, mostrar que o esporte é bom na vida da gente em qualquer idade – temos até crianças de 5 e 6 anos competindo aqui – e que, a partir de uma disputa, você tem a possibilidade de vencer e de perder também.  O que nós queremos que eles entendem é que participar nem sempre é ganhar, e sim interagir, integrar e fazer novos amigos”.

Nesse espírito de integração, a Asbemge fez questão de premiar todos aqueles que participaram do torneio com uma medalha simbólica de participação, buscando mais uma vez honrar todos que se dispuseram a entrar na brincadeira.

Todos os atletas receberam medalha de participação

Matheus, representando a Argentina, e Benício, representando o Brasil, jogaram como “rivais” no campo, mas logo após o jogo se encontraram para comemorar juntos. Matheus comentou que adorou o jogo e que espera que se promovam mais torneios como esse, aliás, ele já está de olho na copa de novembro. Quando perguntado se estava com nervosismo pelo jogo ou medo de se machucar, Benicio nem pensou duas vezes para responder: “Nem estava, já fiquei todo machucado, acontece em qualquer time”.

Matheus e Benício

Manu também jogou pela Argentina e sua amiga Maria Cecília ainda ia entrar em campo pelo Senegal quando foi entrevistada. Manu comentou que estava bastante feliz pela medalha e frisou bastante o seu momento no jogo: “teve um cara que tentou me driblar, mas não deu nada certo não”.

Doriana, Manu e Maria Cecilia (verde)

Doriana, mãe de Manu, falou um pouco sobre como é importante observar a filha estando num jogo de futebol: “Eu penso que nós, mulheres, ainda temos muito que desbravar no mundo. Para você ver, aqui a grande maioria é masculina, só duas meninas inscritas. O clube aceitou muito bem a entrada delas, mas tem muitos lugares por aí que não aceitam, então foi uma delícia ver minha filha jogando, primeiro, porque ela ama jogar e, segundo, porque ela é muito boa também. É muito gostoso ter visto todo mundo gritando pelo nome dela”.

Um dos outros pontos altos do dia foi a troca de figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo entre as crianças.

Criançada trocando figurinhas do álbum Copa do Mundo

A família do Matheus estava a postos tirando várias fotos com ele depois do jogo. “Ah, eu fiquei tão feliz, é o meu primeiro campeonato no Clube e eu já fiz um gol, tô muito animado! Eu não fiquei muito nervoso hoje não, eu já tinha empatado um jogo e eu fiz um gol muito bonito no jogo anterior e, dessa vez, eu consegui ganhar e a gente garantiu o terceiro lugar”, comentou o garoto.

E não foi só o jogador mirim que ficou morrendo de orgulho não. Catarina, sua irmã, também: “Ah, eu fico muito feliz por ele ter vencido, ele até comenta lá em casa que eu deveria treiná-lo”.

Família do Matheus

Ricardo, pai do Henrique (7 anos), vibrou muito na torcida pelo filho e comentou: “A sensação foi maravilhosa, porque foi o primeiro campeonato e ele estreou já vencendo e ganhando duas medalhas. Eu jogo bola também e sou conhecido como Bexiga aqui no clube, então foi emocionante demais. Estou extremamente feliz”.

Família do Ricardo

Após os jogos, as famílias se reuniram nas 3 churrasqueiras próximas da área das piscinas para uma confraternização, que teve direito até a uma equipe de churrasqueiros profissionais, fechando o dia com chave de ouro.

Equipe de churrasqueiros

Confira algumas fotos deste momento em: https://photos.app.goo.gl/tuFKHD2qn3n3ZKq89

X