Você ainda é daqueles que pensa na melhor idade com o estereótipo de pessoas velhinhas, de cabelos brancos e dificuldade de locomoção? Então você precisa conhecer a turma de vôlei feminino da Asbemge, que no último fim de semana, dias 04 e 05/11, realizou a última etapa do Torneio Interno de Vôlei 2022, disputada pela categoria 60+.

Com 161 atletas inscritos, o Torneio foi realizado de agosto a novembro, sendo disputado em cinco categorias: Série Ouro, Série Prata, Adolescente, Infantil e 60+.

Essa turminha da melhor idade, que hoje reúne cerca de 40 mulheres em treinos às quartas, sextas e sábados, é de dar inveja com tamanha disposição. Elas esbanjam energia e simpatia, pois se tem uma coisa que elas são é de bem com a vida.

Cláudia de Moura Magalhães que o diga. Completando 61 anos este mês, mãe de 2 e avó de 3, a atleta, que foi campeã e destaque Viva Vôlei no Torneio, pratica vôlei em três locais diferentes: Asbemge, AABB e Sesc.

Iniciei no esporte na infância com 11 anos jogando no Sesc, aprendendo os fundamentos do vôlei, lá pros 14/15 anos fui pro ballet que minha mãe queria, com 18 anos fui trabalhar e com 21 casei e nunca mais pratiquei porque não sabia que existia vôlei depois dos 30 anos. Me aposentei com 53 anos por tempo de trabalho e fiquei pensando o que eu ia fazer. Eu sempre fui muito ativa e eu tinha que arrumar uma atividade que me absorvesse bastante. Hoje treino todos os dias, só domingo que não. Estou me realizando muito no esporte. Você não está entendendo como é gostoso! Fazer o que a gente gosta, praticar esporte e estar com pessoas da mesma idade… a gente se entende! Sem falar nas resenhas… Todo dia, tem resenha! Essa semana estamos viajando pra participar de um campeonato em Praia Grande, com três equipes”, conta, animada.

Lourdes Alves Pereira, a Lourdinha, também começou a praticar vôlei ainda criança, aos 12 anos, e hoje, aos 64, lidera o grupo na Asbemge. “Começamos a jogar no Clube, quando as atividades começaram a voltar (após o fechamento pela pandemia), em 2021. Iniciamos alugando a quadra, depois resolvemos nos associar, levei toda essa mulherada (rs). Hoje, sócias que viram o nosso vôlei também vieram jogar com a gente. Hoje estou em Praia Grande/SP, vou competir com a camisa da Asbemge. Nosso grupo irá competir pelas categorias 55+, 59+ e 63+”, conta a atleta, que também foi destaque Viva Vôlei no Torneio Interno de Vôlei da Asbemge.

Lourdinha destaca que, além dos benefícios para um envelhecimento saudável, o esporte é muito importante sob o aspecto social: “Os filhos vão crescendo, ficando independentes, vamos ficando sozinhas.  A gente vai aposentando, ficando mais em casa… Então o esporte abre portas pra conhecermos mais pessoas. É muito bacana porque a gente interage. Formamos um grupo de amigas da mesma idade. Tem gente que é viúva, tem gente que separou. A gente joga, depois senta no bar, toma uma cervejinha, curte o Clube. Temos os campeonatos e muitas mulheres estão viajando apenas pra passear com a gente, pra ver os jogos”.

Para a vice-presidente Social da Asbemge, Isabella Lara Braga, que também é adepta do vôlei, o grupo é uma inspiração: “Eu estou encantada com elas. Temos atletas de 70 anos. Elas são muito animadas. Fizemos um pré-torneio no mês passado com o tema Outubro Rosa (em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama) e todas elas aderiram. Agora também se fizeram presentes no Torneio mesmo num dia muito frio”.

Inspirou você também? Gostaria de entrar pra essa turma? “Só ir nos horários de treinos e conversar com a turma”, diz Lourdinha.

Então, anota aí:

Quarta e sexta -9:00 às 11:00

Sábado e domingo – 14:00 às 17:00

X